5 passo para você fazer sua Declaração Anual do MEI

Você já deve ter ouvido falar na Declaração Anual do MEI por aí, principalmente se faz parte desse programa… Isso porque essa é uma obrigação essencial para todos que o utilizam.

Esse procedimento deve ser feito anualmente e é importante para que o MEI se mantenha regularizado, evitando problemas com o governo e garantindo o acesso aos benefícios previdenciários.

Neste texto, trouxemos um passo a passo para você entender o que é essa Declaração Anual, como emiti-la corretamente e as consequências de não cumprir essa obrigação. Se você busca mais informações sobre como se manter em dia, continue lendo!

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O que é a Declaração Anual do MEI?

Essa Declaração Anual de Faturamento, também chamada de DASN-SIMEI, é o documento que todos os MEIs devem preencher anualmente, informando o total de sua receita bruta do ano anterior.

No relatório, está incluso todo o faturamento das atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços realizadas pelo negócio.

Isso tudo, além de ser uma exigência fiscal, é uma declaração essencial para o controle financeiro do MEI e para a manutenção dos direitos previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença.

Artesão que irá fazer Declaração Anual de MEI

E como emitir essa declaração?

Para realizar a Declaração Anual do MEI, você precisa seguir um processo simples, que é inteiramente online pelo Portal do Empreendedor. Veja como:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor: Entre no site oficial e selecione a opção “Declaração Anual – DASN-SIMEI”.
  2. Preencha o CNPJ: No campo indicado, informe o CNPJ da sua empresa e insira os caracteres de segurança solicitados.
  3. Selecione o ano-calendário: No formulário que se abrirá, escolha o ano anterior ao atual. Por exemplo, se está fazendo a declaração em 2024, informe os dados de faturamento de 2023.
  4. Informe a receita bruta: Insira o valor total de faturamento bruto da empresa, que corresponde à soma das receitas obtidas ao longo do ano. Em seguida, discrimine os valores segundo as atividades realizadas, como comércio, indústria ou serviços.
  5. Confirme e imprima o comprovante: Ao finalizar o preenchimento, confirme os dados e gere o comprovante. Guardar-lo é fundamental, pois ele pode ser solicitado em diversos contextos, como a renovação de licenças.

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As consequências de não emitir a declaração

O não cumprimento da obrigação de enviar a Declaração Anual do MEI pode resultar em multas, calculadas em 2% ao mês de atraso sobre o valor dos tributos devidos, com um limite de 20% ou valor mínimo de R$ 50.

Além disso, se você não declara regularmente, pode ter bloqueados benefícios como o auxílio-doença e a aposentadoria, e terá dificuldades para gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Isso tudo, consequentemente, prejudicará você na hora de manter o CNPJ ativo… Então, se você é daqueles que estão em atraso, saiba que é possível regularizar a situação no Portal do Empreendedor e pagar a multa gerada.

Empreendedora fazendo Declaração Anual do MEI

E então, vamos colocar tudo em dia?

Manter a Declaração Anual do MEI regularizada é uma responsabilidade fundamental que garante a segurança jurídica e o acesso a benefícios, facilitando o controle do negócio e evitando penalidades e problemas com o fisco.

Por isso, esteja atento a todos os requisitos e garanta que tudo esteja correto. É assim que você pode ter certeza de que todas as suas obrigações fiscais estão sendo cumpridas!

Para seguir informado, leia outros textos publicados aqui no nosso blog e nos siga nas redes sociais: @gamaecamara. E se você quer realizar uma consulta inicial, entre em contato conosco: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004!

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