A perícia médica é decisiva na hora de definir sua aposentadoria por invalidez, e talvez você nem saiba disso.
Além de determinar se o segurado tem direito ao benefício, a perícia médica também influencia diretamente no valor a ser recebido.
Isso por conta do diagnóstico médico, afinal, será ele que vai comprovar a invalidez e seu nível. Saber como funciona o processo é fundamental para o momento de solicitar sua aposentadoria por invalidez.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre o papel da perícia médica e como garantir os seus direitos!
Saiba como é a função do perito médico na aposentadoria por invalidez
O perito médico é responsável por avaliar a incapacidade do segurado para suas atividades laborais, após a solicitação da aposentadoria por invalidez.
A partir de exames, laudos e histórico médico do segurado, a perícia médica consegue determinar, de acordo com a condição de saúde, se ele está apto para a função profissional ou não.
Com base nesse parecer, o INSS decide sobre a concessão do benefício ao segurado.
Leia também:
Então como a perícia médica afeta o valor do benefício?
Sim, a perícia médica pode afetar diretamente o valor da aposentadoria por invalidez.
Isso acontece por conta do grau de invalidez indicado na avaliação, além do tempo de contribuição e das limitações causadas pela doença ou acidente e dos impactos na atividade laboral.
Então, quanto mais severa for a incapacidade e o impacto na vida profissional do segurado, maior será o valor concedido na aposentadoria por invalidez.
Entre os principais critérios usados pela perícia médica durante a avaliação estão:
- Duração da incapacidade;
- Gravidade da incapacidade;
- Tipo de doença ou lesão;
- Laudos e exames apresentados;
- Se a condição é temporária ou permanente.
Veja também:
Uma perícia médica favorável
A perícia médica precisa ser bem feita e, claro, os seus direitos devem ser assegurados em todo o processo de solicitação da aposentadoria por invalidez.
Para que a perícia médica aconteça de forma justa, é preciso atenção a todos os detalhes, entre documentos e laudos apresentados pelo segurado.
Você deve se preparar também, então reúna todos os documentos solicitados para comprovar sua condição real de saúde.
Durante a perícia médica, explique sobre sua situação, sua rotina e a importância financeira da aposentadoria naquele momento.
Além disso, contar com o apoio de um advogado especializado em Direito Previdenciário é imprescindível para orientar o processo e garantir que nenhum direito seja esquecido.
Você está passando por alguma situação semelhante? O apoio jurídico faz toda a diferença. Nós, do escritório José Maria Gama – Advogados Associados, estamos preparados para te ajudar com todo o suporte jurídico necessário!
Para seguir informado, leia outros textos publicados aqui no nosso blog e nos siga nas redes sociais: @gamaecamara. E se você quer realizar uma consulta inicial, entre em contato conosco: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004!




