O que você precisa saber sobre aposentadoria de professor

Essa é uma profissão é marcada por grandes responsabilidades e desafios que afetam tanto o corpo quanto a mente ao longo dos anos, o que os faz serem merecedores de uma dedicação ímpar na hora da aposentadoria de professor.

A legislação previdenciária brasileira estabelece regras especiais para a aposentadoria dos professores, diferenciando-os dos demais trabalhadores. Essas particularidades visam compensar o desgaste físico e emocional enfrentado ao longo de suas carreiras.

E hoje nós vamos trazer para você as informações essenciais sobre o processo de aposentadoria de professores! Continue a leitura e fique por dentro.

Erro no cálculo do benefício: como identificar e corrigir

Os requisitos para aposentadoria de professor

Diferentemente de outras profissões, os professores possuem regras mais brandas para se aposentarem.

Enquanto a maioria dos trabalhadores deve cumprir a exigência de 65 anos de idade para os homens e 62 anos para as mulheres, os professores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio têm o direito de se aposentar com 5 anos a menos.

Ou seja, homens podem se aposentar aos 60 anos e mulheres aos 57, mas isso acontece se o tempo mínimo de contribuição exigido, que é de 30 anos para homens e 25 para mulheres, for cumprido.

Mulher segurando carteira de trabalho para fazer sua Aposentadoria de professor

O regime de previdência

Para a aposentadoria de professor, é preciso estar vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, ou ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), aplicado aos servidores públicos.

Aos que contribuem pelo RGPS, as regras estabelecidas são seguidas à risca, considerando os critérios de idade e tempo de contribuição específicos para a profissão.

Já os professores que integram o RPPS têm regras diferenciadas, especialmente no que tange ao tempo de serviço público e ao cargo ocupado no momento da aposentadoria.

No caso do RPPS, o tempo de serviço público e a permanência no cargo ocupam papel central na determinação dos benefícios, sendo exigidos, além do tempo de contribuição, 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo em que a aposentadoria será concedida.

INSS Digital: facilitando os benefícios

Entendendo o benefício

O cálculo do benefício da aposentadoria de professor depende de diversos fatores, variando conforme o regime previdenciário ao qual estão vinculados.

No RGPS, o valor da aposentadoria é calculado com base na média de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994, sendo que o valor final será de 60% dessa média, acrescido de 2% ao ano que exceder 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.

Para o RPPS, o cálculo também segue o modelo de 60% da média dos salários, acrescidos de 2% para cada ano que exceder 20 anos de contribuição.

No caso dos professores que ingressaram na função pública até o final de 2003, há ainda a possibilidade de se beneficiar da integralidade e da paridade, o que significa que eles poderão se aposentar com o último salário da ativa, além de receberem reajustes iguais aos dos servidores em atividade.

Idosa vendo sobre sua Aposentadoria de Professor

A garantia para o sossego

Planejar a aposentadoria é fundamental para garantir um futuro seguro e tranquilo, especialmente para os professores, que possuem regras específicas e vantagens que podem ser aproveitadas.

Por essa razão é tão importante contar com a ajuda de especialistas nesse momento. Eles irão entender todas as nuances das regras vigentes e assegurar que todos os direitos sejam respeitados.

E nós podemos ser seu braço direito nesse momento. Entre em contato e vamos garantir o seu sossego após os anos de trabalho!

Para seguir informado, leia outros textos publicados aqui no nosso blog e nos siga nas redes sociais: @gamaecamara. E se você quer realizar uma consulta inicial, entre em contato conosco: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos te ajudar?

Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos advogados para discutir todas as suas opções visando assegurar que seus direitos previdenciários sejam resguardados!