Você está pensando em realizar um acordo judicial previdenciário com o INSS? Conheça os procedimentos e benefícios!

O acordo judicial previdenciário é uma alternativa para solucionar impasses entre os trabalhadores e beneficiários e o INSS. 

Essa solução visa minimizar o processo e garantir uma negociação mais rápida entre os envolvidos. O principal objetivo é atender às demandas e às necessidades de ambas as partes. 

Neste artigo, vamos compreender melhor como funciona o acordo judicial previdenciário, os procedimentos e os principais benefícios dessa alternativa.

Quer entender mais sobre como resolver conflitos com o INSS e garantir seus direitos? Continue lendo este artigo! 

O que é um acordo judicial previdenciário

O acordo judicial previdenciário é uma alternativa menos burocrática para resolver impasses entre os segurados e o INSS, como, por exemplo, a revisão do cálculo da aposentadoria.

Muitas vezes, a burocracia é uma das maiores causas do prolongamento dos processos previdenciários no INSS.

No entanto, o acordo judicial previdenciário permite reduzir o tempo e os custos do processo e garantir uma solução prática entre ambas as partes. Ou seja, pode haver uma solução antes mesmo do julgamento final.

O segurado e o INSS concordam com um termo de ajuste, formalizado judicialmente e mediado por um juiz, para definir a alteração solicitada no benefício.

Procedimentos para fazer um acordo judicial

Para o acordo judicial previdenciário ser colocado em prática, é necessário seguir algumas etapas.

O primeiro passo é entrar com a ação contra o INSS, onde o advogado previdenciário irá apresentar a petição e justificar a motivação da solicitação.

Normalmente, há uma audiência de conciliação para que o segurado e o INSS consigam chegar a um bom acordo e realizar a negociação.

Com o acordo judicial previdenciário realizado, é hora de apresentar os documentos comprobatórios e formalizar a decisão entre as partes.

A partir disso, será possível realizar a homologação da decisão judicialmente, e, assim, o INSS terá que cumprir com o acordo.

Benefícios de fazer um acordo judicial

Entre os principais benefícios de fazer um acordo judicial previdenciário, sem dúvidas, estão:

  • Permite que o processo da concessão do benefício seja mais rápido e menos burocrático, em poucos meses;
  • Com a redução do tempo do processo, há também uma redução de custos com honorários do advogado;
  • Formalização do acordo e garantia do cumprimento das obrigações do INSS.

 

O acordo judicial previdenciário é uma alternativa ideal para o segurado, especialmente na garantia dos seus direitos e benefícios relacionados à previdência.

Você ainda está em dúvida e precisa de um apoio personalizado para avaliar a possibilidade de um acordo? Nós, do escritório José Maria Gama – Advogados Associados, estamos preparados para te ajudar com todo o suporte jurídico necessário!

 

Para seguir informado, leia outros textos publicados aqui no nosso blog e nos siga nas redes sociais: @gamaecamara. E se você quer realizar uma consulta inicial, entre em contato conosco: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004!

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos te ajudar?

Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos advogados para discutir todas as suas opções visando assegurar que seus direitos previdenciários sejam resguardados!

Gama & Câmara
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.