Revisão da vida toda: o que é e quem tem direito?

No último dia 1º, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a proposta de revisão da vida toda para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Essa decisão vai beneficiar boa parte dos segurados do INSS. No entanto, nem todos sabem o que isso significa, ou seja, quem tem direito e como solicitar.

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

  • O que é a Revisão da vida toda?
  • Quem pode ser beneficiado?
  • Como solicitar o benefício?

O que é a Revisão da vida toda?

O que é a Revisão da vida toda?

Neste mês de dezembro, o STF aprovou por 6 votos a 5 a proposta que torna possível a revisão dos benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS, denominada de “Vida Toda”. Isso beneficiaria segurados que tiveram boas contribuições no período anterior a julho de 1994.

Ou seja, a decisão permite que os contribuintes possam solicitar a revisão também inserindo as contribuições recolhidas antes desse período.

A Revisão da vida toda é uma forma de calcular a média de todos os salários recebidos pelo contribuinte durante o período integral no mercado de trabalho. Neste sentido, o aposentado ou pensionista (no caso, as contribuições do instituidor da pensão) poderá refazer o cálculo, incluindo as contribuições dos salários recebidos antes do ano de 1994.

Quem pode ser beneficiado?

Quem pode ser beneficiado?

Serão beneficiados os contribuintes que estiverem dentro destes requisitos: 

  • O aposentado que começou a receber o benefício nos últimos dez anos;
  • O contribuinte que recebia boas remunerações antes de 1994;
  •  O contribuinte que, após os cálculos, pode ter o benefício aumentado.

Como solicitar o benefício?

Como solicitar o benefício?

Para solicitar a revisão da “Vida Toda”, inicialmente, o mais indicado é que o segurado procure o auxílio de um advogado especialista em Direito Previdenciário para avaliar, sobretudo, a partir do cálculo das médias das contribuições, aferindo se realmente é vantajoso.

Além disso, a solicitação da revisão da “Vida Toda” não está sendo realizada diretamente no INSS. É necessário entrar com um processo judicial para adquirir de fato o direito.

Confira os principais documentos para solicitar:

  • RG e CPF;
  • Extratos antigos disponíveis pelo INSS;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Carta de concessão de benefício;
  • Comprovante de residência.

Conte com a Gama & Câmara Advogados Associados! Entre em contato para saber mais sobre a Revisão da vida toda: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos te ajudar?

Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos advogados para discutir todas as suas opções visando assegurar que seus direitos previdenciários sejam resguardados!