Revisão da vida toda: o que é e quem tem direito?

No último dia 1º, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a proposta de revisão da vida toda para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Essa decisão vai beneficiar boa parte dos segurados do INSS. No entanto, nem todos sabem o que isso significa, ou seja, quem tem direito e como solicitar.

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

  • O que é a Revisão da vida toda?
  • Quem pode ser beneficiado?
  • Como solicitar o benefício?

O que é a Revisão da vida toda?

O que é a Revisão da vida toda?

Neste mês de dezembro, o STF aprovou por 6 votos a 5 a proposta que torna possível a revisão dos benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS, denominada de “Vida Toda”. Isso beneficiaria segurados que tiveram boas contribuições no período anterior a julho de 1994.

Ou seja, a decisão permite que os contribuintes possam solicitar a revisão também inserindo as contribuições recolhidas antes desse período.

A Revisão da vida toda é uma forma de calcular a média de todos os salários recebidos pelo contribuinte durante o período integral no mercado de trabalho. Neste sentido, o aposentado ou pensionista (no caso, as contribuições do instituidor da pensão) poderá refazer o cálculo, incluindo as contribuições dos salários recebidos antes do ano de 1994.

Quem pode ser beneficiado?

Quem pode ser beneficiado?

Serão beneficiados os contribuintes que estiverem dentro destes requisitos: 

  • O aposentado que começou a receber o benefício nos últimos dez anos;
  • O contribuinte que recebia boas remunerações antes de 1994;
  •  O contribuinte que, após os cálculos, pode ter o benefício aumentado.

Como solicitar o benefício?

Como solicitar o benefício?

Para solicitar a revisão da “Vida Toda”, inicialmente, o mais indicado é que o segurado procure o auxílio de um advogado especialista em Direito Previdenciário para avaliar, sobretudo, a partir do cálculo das médias das contribuições, aferindo se realmente é vantajoso.

Além disso, a solicitação da revisão da “Vida Toda” não está sendo realizada diretamente no INSS. É necessário entrar com um processo judicial para adquirir de fato o direito.

Confira os principais documentos para solicitar:

  • RG e CPF;
  • Extratos antigos disponíveis pelo INSS;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Carta de concessão de benefício;
  • Comprovante de residência.

Conte com a Gama & Câmara Advogados Associados! Entre em contato para saber mais sobre a Revisão da vida toda: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos te ajudar?

Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos advogados para discutir todas as suas opções visando assegurar que seus direitos previdenciários sejam resguardados!

Gama & Câmara
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.