Você está precisando solicitar a revisão de benefício previdenciário, mas não sabe como ainda? A revisão de um benefício previdenciário é um processo fundamental para garantir que você esteja recebendo o valor correto a que tem direito.
Em alguns casos, os beneficiários podem não perceber que o valor do seu benefício está abaixo do que deveriam receber devido a erros de cálculo ou mudanças na legislação previdenciária no país.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre como e quando solicitar a revisão pode fazer uma diferença na sua segurança financeira, qualidade de vida e bem-estar!
O que é a revisão de benefício
Quando o beneficiário solicita uma reavaliação do valor do benefício que está recebendo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), chamamos o processo de revisão de benefício previdenciário.
Esse procedimento tem como objetivo avaliar, identificar e corrigir possíveis erros ou inadequações no cálculo do benefício, o que assegura que o valor pago ao beneficiário esteja de acordo com as leis vigentes e regras estabelecidas. Além disso, garante que o valor correto com base nas suas contribuições seja recebido pelo segurado.
Você pode solicitar uma revisão quando há erros de cálculo voltados à aplicação errada de índices de correção e ausência de informações importantes sobre o histórico laboral do beneficiário
As mudanças na legislação também podem justificar a revisão de um benefício. Isso porque quando há alterações nas leis e normas previdenciárias, o valor do benefício pode ser afetado, dessa forma, é importante solicitar a revisão e identificar se há alguma alteração.
Quem pode solicitar a revisão
Qualquer cidadão que recebe benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou seja, aposentados, pensionistas e outros beneficiários, pode solicitar a revisão do benefício previdenciário, caso acredite que o valor concedido está incorreto ou inadequado.
Entretanto, antes de mais nada, é fundamental buscar a orientação de um advogado especializado em Direito Previdenciário, para garantir que as suas necessidades sejam atendidas e incluídas nos requisitos do benefício e dos seus valores.
Como solicitar a revisão
Mas afinal, como solicitar a revisão de um benefício? Primeiramente, revise o benefício e identifique a necessidade de revisão, antes de iniciar o processo formal de solicitação.
Se você observou alguma discrepância, documente essas observações com detalhes e reúna a documentação necessária. Confira os principais documentos:
- Documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência;
- Documentação do benefício;
- Comprovantes de contribuições
Com todos esses documentos em mãos, você pode solicitar a revisão de um benefício. A solicitação pode ser feita diretamente no site do INSS ou na plataforma Meu INSS, onde você pode enviar seu pedido e acompanhar o andamento.
Ou você pode comparecer a uma agência do INSS para entregar sua solicitação de maneira presencialmente.
Uma dica é contratar um advogado especializado em Direito Previdenciário, para avaliar o caso e te oferecer mais orientação jurídica.
Conhecer os seus direitos é fundamental para garanti-los!
Se você está precisando de um apoio personalizado para lidar com tudo isso, nós, do escritório José Maria Gama, estamos preparados para te ajudar!
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