Entre as ações que cada um deve tomar para assegurar o cálculo correto de benefícios como aposentadoria e auxílios, está a recuperação de contribuições não registradas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
No entanto, muitos trabalhadores descobrem que algumas contribuições não foram registradas, o que pode comprometer o valor e até a concessão de seus benefícios.
Neste texto, vamos explicar como você pode identificar e regularizar contribuições não registradas, garantindo assim a proteção dos seus direitos previdenciários. Continue lendo para saber mais!
Quando e como entrar com ações por danos morais contra o INSS
O que é essa recuperação de contribuições não registradas?
Contribuições não registradas são aquelas que, por algum erro ou omissão, não aparecem corretamente no seu CNIS. Isso pode ocorrer em diferentes situações, como:
- A empresa não fez o repasse correto do INSS;
- Períodos de trabalho autônomo sem recolhimento formal;
- Erros na inserção de dados no sistema previdenciário.
Quando essas contribuições estão ausentes no CNIS, você pode ter problemas para se aposentar ou receber um benefício de valor inferior ao que teria direito. Por isso, é fundamental que todas as contribuições estejam corretamente registradas.
E como identificar essa situação?
A consulta ao CNIS é o primeiro passo para verificar se todas as suas contribuições estão registradas. Para deixar tudo mais claro, confira essa passo a passo abaixo!
- Acesse o portal Meu INSS;
- Faça login com CPF e senha (ou crie um cadastro, se ainda não tiver);
- Clique em Extrato CNIS para visualizar seu histórico de contribuições.
Mas atenção! Ao analisar o extrato, fique atento a possíveis períodos em branco ou divergências de valores. Se notar a ausência de contribuições, você precisará reunir documentos para comprovar o vínculo trabalhista ou o pagamento feito, como contracheques, recibos, carteira de trabalho e comprovantes bancários.

Os procedimentos para regularização
Para corrigir contribuições ausentes ou incorretas no CNIS, o primeiro passo é reunir toda a documentação necessária para comprovar o vínculo trabalhista ou os pagamentos realizados.
Depois de ter tudo isso, é necessário agendar um atendimento no INSS, que pode ser feito diretamente no site Meu INSS. No portal, você deve escolher a opção “Agendar Atendimento” e, em seguida, selecionar “Acerto de Vínculos e Contribuições”. Isso permite que o INSS analise e inclua as informações ausentes no seu extrato previdenciário.
No atendimento, é imprescindível levar todos os documentos que comprovam o vínculo ou pagamento das contribuições. O INSS fará a análise e, caso estejam corretos, incluirá os períodos ou valores faltantes no seu CNIS.
Após o atendimento, é necessário aguardar a resposta do INSS…
Em alguns casos, o órgão pode exigir um processo chamado Justificação Administrativa, no qual serão requisitadas testemunhas ou outros documentos para confirmar as informações. Esse processo busca evitar fraudes e garantir que apenas períodos de contribuição legítimos sejam registrados.
Se o INSS negar a inclusão das contribuições mesmo após a apresentação de todos os documentos, ainda é possível recorrer à Justiça. Nesses casos, a ação judicial pode ser a única alternativa para garantir que os períodos não registrados sejam reconhecidos.
Acerte seus benefícios!
Como seu para ver, a recuperação de contribuições não registradas é essencial para não perder direitos previdenciários e assegurar o valor correto dos benefícios.
Ao identificar períodos não registrados, é importante agir rapidamente para regularizar a situação, evitando atrasos na concessão dos benefícios ou valores reduzidos.
E, lembre-se, você sempre pode contar conosco na hora de assegurar os seus direitos, por isso, não hesite em nos contactar!
Não deixe para última hora! Verifique seu CNIS regularmente e, se necessário, tome as medidas para corrigir possíveis falhas. Assim, você estará mais seguro e preparado para o futuro.
Para seguir informado, leia outros textos publicados aqui no nosso blog e nos siga nas redes sociais: @gamaecamara. E se você quer realizar uma consulta inicial, entre em contato conosco: (84) 3206-3635 e (84) 98869-9004!




